terça-feira, 22 de dezembro de 2009

5 anos de firefox

Completado em novembro cinco anos, o navegador criado pela Mozilla, após Internet Explorer começar desbancar o Netscape a partir do Windows 95.

Netscape que foi lançado em outubro de 1994 sendo o mais utilizado até 1999, em 1998 teve seu código aberto e passou o gerenciamento à fundação Mozilla sendo depois vendida a AOL que foi descontinuado no início de 2008.Atualmente, o Firefox possui 35% do mercado e está disponível em 70 idiomas, conta com mais de 7 mil plug-ins e é usado por 330 milhões de internautas.

A ascensão do Firefox pressionou a Microsoft a fazer mudanças no IE, um recurso que popularizou o Firefox foi a navegação com abas, oferecido tambem a partir do IE 7.0 e com a perda de espaço foi obrigado a lançar IE 8.0.

Pressões de um mercado mais competitivo forçaram a Microsoft a permitir, que o usuário delete o IE e o Windows Media Player, do Windows Sete na União Européia. O mesmo recurso não era possível até o Windows Vista.

Embora com apenas 2,2% do mercado, o Chrome é um aplicativo promissor, pois conta com a força dos produtos do Google para popularizar-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário