quinta-feira, 30 de julho de 2009

CMS - atualização de Blogs.

Em 2009 tinha uma página pessoal no Geocities que eu mantinha desde 1998 e ao descobrir um novo CMS (Content Management System ou Sistema de gerenciamento de conteúdo) gratuito, no meu caso o Blogger, eu decidi largar aquela página que era difícil atualizar e continha 5 ou 6 páginas, para algo mais sensato para textos e mensagens, e também o Geocities deixará de existir este mês.


Foi assim para mim e para varias pessoas que começou a tomar contato com as ferramentas de CMS gratuitas ou livres através do mundo dos blogs. Por que um webdesign se interessaria em escrever em blogs? justamente pela facilidade dessa ferramenta que tem muitas pessoas recorrendo a estes, e realmente facilita muito todo esse trabalho, de modo algum estarei falando mal da profissão de webdesign, existe área para todos atuarem e como iriamos fazer uma pequena alteração no CMS sem conhecer nada. Graças a eles nasceram milhões de blogs, sites, fóruns e redes sociais e se emanciparam em Wordpress, Joomla, etc.

No meu primeiro contato este blog, fui fazer algumas alterações na página, alias foi um dos motivos em ter escolhido este domínio, o de poder alterar tudo o que quiser, tenho facilidade em HTML e CSS mas encontrei um XML todo personalizado e difícil de alterar.

Aí vai minha dica – percebi que as alterações eram todas códigos JavaScript até o momento. Agora ficou mais fácil, por que? Temos uma localização que é fácil no código HTML e não se repete na página.

Estrutura básica HTML:

Deveremos colocar esses códigos JavaScript de preferência dentro do head, por que não antes do seu fechamento assim fica mais facil em uma procura futura.

É isso aí ..., e vamos blogar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário