segunda-feira, 5 de julho de 2010

Microsoft na Austrália combate Internet Explorer 6.

“Você não beberia leite de nove anos atrás. Então, por que usar um navegador tão velho?”

Internet Explorer 6.0 foi lançado em 27 de agosto de 2001. Em 2003, o uso do IE6 chegou a 95% do mercado, um valor que dificilmente será igualada por outro navegador novamente, Microsoft tinha criado com sucesso o seu monopólio.

A situação também beneficiou os desenvolvedores web, desde que houve pouca necessidade de desenvolver ou testar o código em vários navegadores. Quem se preocupava com os padrões W3C, quando o IE6 foi o padrão?

O lançamento do Mozilla Firefox no final de 2004 mudou o jogo. O navegador foi muito superior ao IE e foi open source; o Mozilla teve poucas pressões comerciais e não podia ser comprado ou desligado pela Microsoft. Usuários ligado em massa e, mais recentemente, a Apple e o Google são encorajados a entrar no mercado.

A campanha lançada na Austrália também está persente em vários países contra internet Explorer 6. Na Noruega vários dos maiores sites do país publicaram em suas páginas alertas orientando seus visitantes a atualizar seus navegadores. O movimento também chegou na Suécia, Indonésia. A Microsoft não é contra a campanha.

A Microsoft Australiana criou uma campanha curiosa para estimular os usuários do Internet Explorer 6 a atualizar o browser. O anúncio compara o navegador a uma caixa de leite velho descrito acima.

A comparação é bizarra, mas faz sentido, liberado em agosto de 2001, alguns meses antes do Windows XP, o IE6 não foi feito para a internet atual. Ele não tem os mecanismos de segurança e nem as funções dos browsers mais recentes. Além disso, é pobre em suporte aos padrões da internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário