quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

BlogsBlog

BlogBlogs encerra suas atividades amanhã, 31 de dezembro 2010, muitos dos serviços prestados a blogs deixaram de existir, infelizmente, este que também foi o início para muitos blogueiros, deveram ser deletados todos links e gadget referente ao BlogBlogs. Lembramos também que há pouco tempo o serviço de hospedagem gratuita do Yahoo geocities deixou de existir.

Continue lendo....

sábado, 16 de outubro de 2010

Iniciando HTML 5.

Já na primeira linha há uma mudança no Doctype nesta nova versão, a declaração é mais simplificada, e sempre deverá ser primeira linha de código do documento, antes da tag HTML

.
Estrutura básica:

1< !DOCTYPE HTML >
2< html lang="pt-br" >
3< head >
4<meta charset="UTF-8">
5<link rel="stylesheet" type="text/css" href="estilo.css">
6<title></title>
7< /head >
8< body >
9 ..................
10< /body >
11< /html >

Doctype não é uma tag do HTML, mas uma instrução para que o browser receba informações,sobre especificações do código que pode ser HTML 4.01, XHTML 1.0 ou 1.1 e agora o HTML 5, declara a versão da linguagem de marcação em que foi escrita a página.

DTD -( document type declaration )definição do tipo de documento:
Não é mais necessário declarar no código como nas versões anteriores, no HTML5, referência de DTD a utilizar é responsabilidade do Browser.

HEAD:
No “head” encontra-se os metadados, que são informações sobre a página e o
conteúdo publicado.

Metatag Charset: No exemplo há uma metatag responsável por selecionar qual tabela de caracteres a página está utilizando.
< meta charset="utf-8" >

Nas versões anteriores ao HTML5, essa tag era escrita da forma abaixo:

< meta equiv="Content-Type" content="text/html; charset=utf-8" >

Essa forma antiga será também suportada no HTML 5. Contudo, é melhor que você utilize a nova forma.Por que utilizar um Unicode: a Web é acessada por pessoas do mundo inteiro, ter um sistema ou um site que limite o acesso e pessoas de outros países é algo que vai contra a tradição e os ideais da internet. Por isso, foi criado uma tabela que suprisse essas necessidades, essa tabela se chama Unicode. A tabela Unicode suporta algo em torno de um milhão de caracteres. Ao invés de cada região ter sua tabela de caracteres, é muito mais sensato haver uma tabela padrão com o maior número de caracteres possível.
Atualmente a maioria dos sistemas e browsers utilizados por usuários suportam plenamente Unicode. Por isso, fazendo seu sistema Unicode você garante que ele será bem visualizado aqui, na China ou em qualquer outro lugar do mundo.

O que o Unicode faz é fornecer um único número para cada caractere, não importa a plataforma, nem o programa, nem a língua.

Tag link: Há dois tipos de links no HTML: a tag “a”, que são links que levam o usuário para outros documentos e a tag “link”, que são links para fontes externas que serão usadas no documento. No nosso exemplo há uma tag link que importa o CSS para nossa página:

< link rel="stylesheet" type="text/css" href="estilo.css" >

O atributo rel="stylesheet" indica que aquele link é relativo a importação de um arquivo referente a folhas de estilo. Fim da tag “head”.

Continue lendo....

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Windows 7 agora.

No post passado falei que o Windows XP ainda possuía 55% de usuários, mas isso gera a interrogação e o Windows 7, que é tão aclamado,
mas é verdade, mesmo com toda campanha da Microsoft, e as grandes vendas nas lojas,ele possui somente 20% dos usuários atualmente. No mês de agosto o Seven conseguiu ultrapassar o Windows Vista, que ainda possui 17% dos usuários e nunca foi muito popular, quero dizer em quantidade de usuários.

Com IE9 a Microsoft tenta recuperar um espaço perdido ao longo do tempo, com um browser de melhor tecnologia, a altura dos concorrentes. Atualmente todas as versões do IE somavam 50% dos usuários no mundo, no passado foi muito maior que isso, o Firefox em segundo lugar com 31%.

O internet Explorer levou grande golpe na Europa onde ele não vem mais instalado no Windows, podendo o consumidor optar pela instalação de sua preferência, acredito que a partir desse momento resolveram ouvir os consumidores. Por enquanto eu não pretendo experimentar o Beta do IE9 mas já surgem bons comentários a respeito dele, vou esperar mais alguns Betas, aliás com tantos navegadores de bons, podemos nos dar ao luxo de esperar.

Continue lendo....

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Internet Explorer 9.

Estamos as vésperas do lançamento do Internet explorer 9 Beta 1, previsto para amanhã, após 4 prévias, chamada de Preview, por ser Beta ainda não é versão final para consumidores, esta é mais uma página da guerra dos Browser, que tem causado bastante polêmicas.

Este Browser não funcionará no windows XP, sistema operacional que que ainda possui 55% dos usuários no mundo, apenas no windows Vista e Seven, é mais uma forma de vender os novos sistemas operacionais, no caso o Seven, que está instalado na maioria dos computadores vendidos hoje em dia e também atualizar o windows XP.

Ainda não sabemos se habilitará o Flash como plugin, provavelmente utilizará o codec do HTML 5, esta é a maior polêmica por que o HTML 5 também não chegou na sua versão final.

O Mozilla Firefox 4, está no Beta 4, esta versão possui as funcionalidades parecidas com IE9, os dois terão lançamentos em datas próximas.
Outro navegador que vem crescendo em popularidade, e tomará muitos usuários dos dois navegadores acima, se tornando um dos principais navegadores nos próximos anos, é o Google Chrome.

Continue lendo....

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Apple e a revolução.

Comentários de Stan Shih fundador da Ace, uma das maiores fabricantes de PCs do mundo, que deixou a empresa em 2004, fez uma comparação, assim como é difícil desenvolver rapidamente uma cura para problemas causados por vírus em computadores, os fabricantes de PCs demoram para reagir ao lançamento de produtos como o iPhone e o iPad - mas, no final, eles conseguem arranjar uma solução para ficar imunes à Apple.

Apple está sempre procurando a revolução, nos produtos, enquanto outros fabricantes seguem o caminho da evolução, segundo o site Digitimes, é uma estratégia com ênfase em criatividade e inovação, Steve Jobs, é um bom exemplo para diversos fabricantes de PC, que estariam muito focadas no hardware e, por isso, não conseguiriam penetrar no coração dos consumidores.

No caso Tablets em em que vários fabricante estão lançando seus modelos com bastante atraso, uma vez que houve uma boa aceitação do mercado, sem contar a boa qualidade dos produtos da Apple.

Continue lendo....

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Firefox será remodelado.


Está disponível para testes a versão beta 4.0 para usuários experientes pois ainda contém bugs. Visualmente, a grande mudança do novo Firefox será a barra de menu não ficará visível mas permanecerá disponível em botão ou ao acionar a tecla ALT e também as abas foram movidas para o topo do navegador com intenção de liberar espaço.

A última versão lançada recentemente foi a 3.6.6 que adicionou uma proteção contra travamentos em plugins como Flash, Quicktime ou Silverlight, que protege o navegador e todas as abas abertas, em caso de falha do site em uma das abas.

A nova versão também melhora o suporte ao HTML5, e CSS 3, WebSockets, e databases indexadas — o que permite um ganho de desempenho considerável em aplicativos na nuvem, como o Gmail ou Google Docs. Para a versão final ainda são prometidos novos controles de privacidade e sincronização entre múltiplos dispositivos, além de aceleração gráfica em hardware que é a grande novidade prometida pelos novos navegadores.

A lista completa de alterações também está disponível no site oficial.

Continue lendo....

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Microsoft na Austrália combate Internet Explorer 6.

“Você não beberia leite de nove anos atrás. Então, por que usar um navegador tão velho?”

Internet Explorer 6.0 foi lançado em 27 de agosto de 2001. Em 2003, o uso do IE6 chegou a 95% do mercado, um valor que dificilmente será igualada por outro navegador novamente, Microsoft tinha criado com sucesso o seu monopólio.

A situação também beneficiou os desenvolvedores web, desde que houve pouca necessidade de desenvolver ou testar o código em vários navegadores. Quem se preocupava com os padrões W3C, quando o IE6 foi o padrão?

O lançamento do Mozilla Firefox no final de 2004 mudou o jogo. O navegador foi muito superior ao IE e foi open source; o Mozilla teve poucas pressões comerciais e não podia ser comprado ou desligado pela Microsoft. Usuários ligado em massa e, mais recentemente, a Apple e o Google são encorajados a entrar no mercado.

A campanha lançada na Austrália também está persente em vários países contra internet Explorer 6. Na Noruega vários dos maiores sites do país publicaram em suas páginas alertas orientando seus visitantes a atualizar seus navegadores. O movimento também chegou na Suécia, Indonésia. A Microsoft não é contra a campanha.

A Microsoft Australiana criou uma campanha curiosa para estimular os usuários do Internet Explorer 6 a atualizar o browser. O anúncio compara o navegador a uma caixa de leite velho descrito acima.

A comparação é bizarra, mas faz sentido, liberado em agosto de 2001, alguns meses antes do Windows XP, o IE6 não foi feito para a internet atual. Ele não tem os mecanismos de segurança e nem as funções dos browsers mais recentes. Além disso, é pobre em suporte aos padrões da internet.

Continue lendo....

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Rede social depois da Microsoft agora é a vez do Google.

O desenvolvimento de uma nova rede social tem gerado muitos comentarios e a atenção de analistas do mercado, que observam as probabilidades de sucesso.

A Google está trabalhando em um novo projeto de redes sociais para competir com o Facebook, de acordo com rumores publicados na web, nos últimos dias.

Entre os especuladores desta nova rede social, estão o fundador do Digg, Kevin Rose, e o ex-CTO do Facebook, Adam D'Angelo, que comentaram o caso, no entanto, sem muitos detalhes.
O projeto tem atraído a atenção dos observadores do mercado de redes sociais, que analisam as estratégias da Google e a probabilidade de sucesso desta, possível, nova rede social.

Ainda não está claro se a Google criará um site totalmente novo ou consolidará os diferentes recursos já existentes.

Para o analista da Sterling Market Intelligence, Greg Sterling, a Google encara o fenômeno de mídias sociais muito a sério, principalmente, porque nos últimos quatro anos, ela acrescentou diversos destes serviços aos seus produtos, mas, alguns deles, sem muito sucesso.

“O Google Buzz e o Orkut não estão próximos de serem comparados ao Twitter ou ao Facebook, e está pode ser a principal motivação deste novo projeto. Se analisarmos, a Google já tem todas as ferramentas sociais separadas, o triunfo será juntar todas elas em um único produto”, disse Sterling.

Os serviços da Google que poderiam fazer parte desta rede social são: Gmail, o Google Buzz, o YouTube, Picasa, Blogger, Orkut, o OpenSocial, o Google Docs e o Google Wave.

Continue lendo....

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Brasil 3º lugar em número de downloads do Firefox

Comunidade Mozilla:

Desde o lançamento do Firefox 3.6, o Brasil ocupa a terceira posição em downloads, com mais 1,2 milhão de downloads.

A grande força motriz por trás deste sucesso é comunidade brasileira de voluntários, que através de um processo descentralizado e de mobilização tem contribuido substancialmente para o aumento da participação do navegador na Internet brasileira. Parabéns à comunidade brasileira por todo este entusiasmo e por fazer da Internet um lugar cada vez mais livre.

Atualmente a versão mais recente é a 3.6.4 com um sistema de proteção contra bugs de plugins de terceiros, que não impedirá o funcionamento da página ao ser recarregada.

Continue lendo....

terça-feira, 4 de maio de 2010

Flash no Internet Explorer 9

Muito se tem falado dos browsers, é por que deles tambem depende as implementações das novas tecnologias da web,veja o post anterior, e agora mais uma grande novidade ameaçando uma nova guerra,entre a Microsoft e a Adobe, é que a primeira anunciou no blog oficial do Internet Explorer que decidiu que a próxima versão do Internet Explorer não irá suportar vídeos em Flash,utilizará HTML5 com codec H.264.

A notícia chega logo após muitas discussões na imprensa entre Apple e a Adobe, também sobre o Flash, mas estão afirmando que a escolha da Microsoft pelo formato H.264 por que a mesma possui direitos sobe seu uso,e não utilizará o formato Ogg Theora de código livre, baseado no codec VP3 lançado pela On2 antes da compra pelo Google já falado aqui no Blog.

A dircussão não termirá tão cedo, o Internet Explorer 9 deve ser lançado oficialmente o ano que vem.Google também deverá lançar seu formato de vídeo open source, o VP8, adquirido com a compra da empresa On2.

Particularmente gosto bastante do Flash, e atire a primeira pedra quem nunca o utilizou, nem que seja para um vídeo do YouTube, mas a fila não para.

Continue lendo....

sexta-feira, 26 de março de 2010

Internet Explorer 9

Lançado a prévia da versão 9 do navegador mais famoso do planeta para demonstração, voltada à desenvolvedores,
Internet Explorer 9 a versão não possui data oficial para lançamento. Quem se interessar, está disponível para download, mas só funciona em Windows Seven ou Vista SP2.
Esta versão possui melhor suporte ao HTML 5, CSS 3 e um novo motor JavaScript, e também pretende utilizar recursos da placa de vídeo, assim informa a Microsoft.

Continue lendo....

domingo, 31 de janeiro de 2010

Lançado Firefox 3.6

Dia 21 de janeiro Mozilla liberou esta última versão para download, e informou que é 20% mais rápida que a versão anterior a 3.5

Brasil até hoje é o terceiro país no ranking de downloads desta nova versão. Conforme a figura abaixo ele permite modificar a imagem de fundo do navegador.



Continue lendo....

sábado, 30 de janeiro de 2010

3D com HTML 5

Este vídeo de demonstração está armazenado no youtube com formato frash como todos do youtube, mas podemos observar que é puro html 5 em um browser google chrome e que possui um 3D muito bom, utilizando O3D.
Pode ser alterado instantaneamente por estar armazenado no browser.
Visite o link e confira: Vídeo 3D HTML

Continue lendo....